Dentro do contexto automotivo, facelift é o nome dado às modificações de estilo feitas num carro durante seu ciclo de produção. Em uma escala muito variável, podem incluir desde novos materiais e funcionalidades até modificações mecânicas, que possibilitam às montadoras revigorar e atualizar um modelo de carro sem precisar fazer uma reestilização completa. Tipicamente são pequenas melhorias incrementais para corrigir erros detectados e manter o modelo atraente principalmente para o público mais exigente.

 

Neste contexto, o Minitab 18 apresenta atualizações discretas porém importantes para o público que efetivamente utiliza a ferramenta com mais frequência. São ajustes que facilitam principalmente a apresentação mais executiva e geração de relatórios mais completos e profissionais de algumas das principais ferramentas:

 

 

Janela de sessão atualizada (Updated Session Window)

 

A primeira coisa que os usuários Minitab de longa data provavelmente notarão quando usarem o Minitab 18 são os aprimoramentos feitos na janela da Sessão, que contém a saída de todas as suas análises. Destaco os principais itens importantes:

 

  • É possível especificar o número de casas decimais do resultado da sua análise;
  • Link direto do resultado da sessão para os gráficos gerados;
  • Menu próprio que facilita a edição e cópia das informações para a apresentação ou relatório (chega de Print Screen);

 

 

 

 

 

Saída em formato de tabela para Word e Excel

Finalmente a saída da janela da Sessão pode ser importada para Word e Excel no formato da tabela, o que permite personalizar facilmente a aparência dos seus resultados.

 

 

Classificação e Ordenação das Planilhas no Gerenciador de Projeto (Sort Worksheets in the Project Manager)

Para os viciados em ordem e organização, finalmente foi adicionada a opção de classificar as planilhas (Worksheets) do seu projeto por título ou por ordem cronológica, para que você possa gerenciar e trabalhar com seus dados com mais facilidade.

 

 

Nova opção de DOE (Definitive Screening Designs)

Foi incluída uma nova ferramenta para realização de Delineamento de Experimentos que minimiza o número de medições experimentais necessárias, mas ainda permite identificar entradas importantes sem confundir os principais efeitos e as interações. A opção Definitive Screening Designs é ideal para início de experimentos com muitos fatores que antes estavam limitados a 15 pela Análise Fatorial.

 

Estimativa de Máxima Verossimilhança Restrita (Restricted Maximum Likelihood Estimation REML)

Este é um método estatístico avançado que foi adicionado ao Minitab 18 e que melhora as inferências e previsões ao mesmo tempo que minimiza o viés para modelos mistos, que incluem fatores fixos e aleatórios.

 

Intervalos de Confiança para Outras Distribuições (New Distributions for Tolerance Intervals)

Finalmente será possível calcular o intervalo de confiança para distribuições que não necessariamente seguem o modelo de normalidade. Com o Minitab 18, foi incluído o cálculo de intervalos de tolerância (ou confiança) estatística para dados não normais com distribuições, de Weibull, lognormal, exponencial e demais.

 

Gráfico de Efeitos Significativos no DOE (Effects Plots for Designed Experiments DOE)

Antes restrito somente à análise Fatorial, foi adicionado o gráfico de efeitos significativos para Superfície de Resposta e demais análises do menu DOE. Com isso, a leitura dos fatores significativos fica mais fácil para as demais abordagens.

 

Desvio padrão histórico em Gage R & R (Historical Standard Deviation in Gage R&R)

Aos amantes de MSA: Na nova versão do Minitab, se você estiver rodando um Gage R&R, será possível inserir o desvio padrão do processo (histórico) onde antes era calculado somente com base nos dados do estudo.

 

Otimizador de Resposta para GLM (Response Optimizer for GLM)

Na versão 17 foi adicionado o Otimizador de Resposta para a Análise de Regressão com a inclusão de fatores discretos no estudo o que possibilitou modelamentos mais ágeis que antes eram trabalhados somente por DOE Fatorial. Agora na versão 18 essa mesma funcionalidade foi incluída nos estudos de GLM no menu ANOVA. Bola dentro.

 

Resumo da ópera

A nova versão do Minitab 18 é um facelift e apresenta novas funcionalidades que são discretas para o usuário desatento porém importantes para quem usa a ferramenta com mais frequência. A principal mudança está na facilidade de edição, cópia e transferência de informações para o Power Point e para o Word. Do ponto de vista estatístico, não existe nenhum projeto que passaria a ter sucesso somente pelas ferramentas e análises adicionais da nova versão, ou seja, são mudanças menores e mais importantes para Black Belts dedicados do que para Green Belts de tempo parcial.

 

Pessoalmente não vejo como urgente a necessidade de atualização do software para as empresas (como era na mudança do Minitab 16 para Minitab 17) e entendo que fica o alerta para os Black Belts sobre o cálculo dos intervalos de confiança para mais distribuições e a inclusão do Definitive Screening Designs no menu DOE.

 

Os cursos de Lean Seis Sigma, Estatística, Minitab e DOE do Setec Consulting Group já estão atualizados à mudança da versão para Minitab 18 e você poderá conferir as novidades já na sala de aula. Acesse www.setecnet.com.br para estar o mais atualizado possível.

Clique aqui e veja a programação do nosso curso de Minitab18!

Junho/2017

 

Gilberto Strafacci Neto

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrando em engenharia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Master Black Belt e sócio-consultor do Setec Consulting Group, Certified Six Sigma Master Black Belt pela American Society for Quality (ASQ) e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance.