Innovation Belt

Capacitação e Certificação em Inovação, Design e Métodos Ágeis

O treinamento In Company ocorre na própria empresa, atendendo as organizações de forma personalizada desenvolvendo programas adaptados às necessidades e interesses específicos da sua empresa. Peça sua proposta pelo telefone (11) 5051-3933 ou vendas@setecnet.com.br.

 

Descrição

O treinamento de certificação Innovation Belt é o resultado da vivência e experiência do Setec Consulting Group nas áreas de Inovação, Design Thinking e Excelência Operacional.

Cada vez mais é necessário pensar a inovação como um programa sistematizado através de projetos que demonstrem resultados tangíveis. A certificação Innovation Belt é ideal para colaboradores que irão atuar nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, transformação digital e customer experience.

O colaborador irá aprender a diferenciar projetos de melhoria contínua e oinovação bem como estará apto nas abordagens Design Thinking, Design Sprint, Inovação, OKR e Gestão Ágil de Projetos. Possuem dedicação plena ou parcial aos projetos, podendo dar suporte ao inception de produtos (digitais ou não) ou em projetos específicos. Recebem capacitação de 56 horas e devem entregar projeto para a certificação.

A certificação é dividida em duas partes principais: teoria e prática. Os módulos são construídos de tal forma que o participante entenda os conceitos e esteja apto a utilizar as ferramentas de forma prática em desafios reais.

Clique aqui e leia o artigo “Diferença entre as Certificações Lean Seis Sigma”.

 

Módulo 01 – Inovação e Design thinking

O que é?

Nos últimos anos os princípios e práticas do Design vêm sendo aplicadas à solução de desafios e problemas complexos, seja na criação de um negócio, no desenvolvimento um novo produto, serviço ou processo.

O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos para abordar desafios com foco prioritário na experiência do cliente ou do usuário. É uma abordagem estruturada que privilegia a empatia, criatividade e na usabilidade.

Objetivo do Curso

O curso Design Thinking na Prática do Setec Consulting Group foi idealizado para percorrer os princípios (conceitos) e ferramentas (prática) do Design Thinking por meio de exemplos e da aplicação de um caso real partindo de um desafio para inovação.

Conteúdo

– O que é Inovação
– Cenários Complexos (CYNEFIN)
– Explosão da Inovação (Fatores para Inovar)
– Design Thinking
– Empatia, Definição, Ideação, Protótipo e Teste
– Case

Duração

16 horas

Módulo 02 – Design Sprint

O que é?

Design Sprint é um processo de design express onde um grupo de pessoas se reúne por 5 dias para responder questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste das ideias com os usuários. O processo foi desenvolvido e anunciado pela Google Ventures e a principal vantagem desse processo de 5 dias é que ele pega um atalho bastante vantajoso: ao invés de esperar para lançar um produto, serviço ou processo para descobrir se a ideia é boa ou não, o Design Sprint foca especificamente na validação da ideia com usuários e encurta o processo para 40 horas de trabalho.

Objetivo do Curso

No treinamento de Design Sprint, você aprenderá como organizar um evento nesses moldes para produtos, serviços e processos.

Conteúdo

– O que é Design Sprint
– Papéis e Responsabilidades
– Organizando o Dia 1: Understand
– Organizando o Dia 1: Diverge
– Organizando o Dia 1: Decide
– Organizando o Dia 1: Prototype
– Organizando o Dia 1: Validate

Duração

16 horas

Módulo 03 – Gestão Ágil de Projetos

O que é?

O curso em Gestão de Projetos (Tradicional x Ágil) visa introduzir o participante nos conceitos de Gestão de Projetos, com o objetivo de entender quais são os principais desafios a serem superados. O Treinamento consiste em explicar a diferença entre Projetos Ágeis e não Ágeis (tradicionais), e como selecionar o melhor framework para cada projeto.

Objetivo do Curso

Capacitar os participantes nos principais conceitos de gestão de projetos, levando em conta a diferença entre projetos tradicionais e ágeis, e qual é o melhor caminho para cada desafio.

Conteúdo

– Introdução à Gestão de Projetos.
– As 5 fases de um projeto segundo o PMI.
– 10 áreas de conhecimento.
– Sistemas Simples x Complexos.
– O que são métodos ágeis.
– Como selecionar um projeto.
– Project Model Canvas.
– Dinâmica utilizando a metodologia Lego®.

Duração

16 horas

Módulo 04 – Gestão da Inovação e OKR

O que é?

A Gestão da Inovação irá abordar os temas relativos à sustentação das iniciativas de projetos nas áreas. Através do Kanban (Fly-Innovation) e OKR (Objectives and Key Results), que  é uma metodologia para gestão ágil de desempenho iremos conectar os temas aos indicadores. Isso irá possibilitar um melhor entendimento dos benefícios dos projetos bem como desdobrar novas iniciativas para os multiplicadores.

Objetivo do Curso

A verdadeira virtude dos OKRs está em sua forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas. O curso possibilita o entendimento dessa metodologia pode transformação ágil da gestão e indicadores.

Conteúdo

– Gestão da Inovação
– OKR
– Project Model Canvas / Business Model Canvas
– Kanban e Fly-Innovation

Duração

8 horas

Certificados

Certificado de Participação: Todos os participantes que cumprirem a carga horária de no mínimo 75% e alcançarem uma nota igual ou superior a 7 na avaliação final, recebem a certificado de participação.

Clique aqui e assista ao vídeo “Tipos de Inovação“.

Público Alvo

Profissionais das áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, transformação digital e customer experience.

Duração Total

56 horas

Informações pelo telefone (11) 5051-3933 ou vendas@setecnet.com.br