Design Thinking aplicado a AIR

Design Thinking na Prática de Processos Regulatórios

 

Datas

1201

Descrição

Nos últimos anos os princípios e práticas do Design vêm sendo aplicadas à solução de desafios e problemas complexos, seja na criação de um negócio, no desenvolvimento um novo produto, serviço ou processo.

Apesar dos evidentes avanços obtidos na melhoria da gestão dos processos regulatórios nos últimos anos, muitos desafios ainda são apresentados para a efetiva incorporação de todas as partes interessadas no processo.

O Design Thinking é um conjunto de métodos e processos para abordar desafios com foco prioritário na experiência do cliente ou do usuário. É uma abordagem estruturada que privilegia a empatia, a criatividade e a usabilidade.

Clique aqui e leia o artigo: “5 motivos para você (e a sua empresa) conhecer Design Thinking”. 

Objetivo do Curso

O curso Design Thinking Aplicado à AIR (Análise do Impacto Regulatório) do Setec Consulting Group foi idealizado para percorrer os princípios (conceitos) e ferramentas (prática) do Design Thinking por meio de exemplos e da aplicação de um caso real de regulação partindo de um desafio para a inovação.

Os alunos serão convidados a aplicar na prática o conteúdo aprendido em sala, explorando possibilidades, projetando insights e ideias, e prototipando uma solução inovadora ao final do curso.

O curso proporciona o aprimoramento das ferramentas e qualificação da sua utilização, de maneira a possibilitar a construção de propostas regulatórias centradas nos atores interessados e afetados.

O curso Design Thinking Aplicado à AIR se destaca por ser voltado para aplicação na prática. Cada etapa que compõe o curso é composto por conteúdo teórico entremeado por um estudo de caso, relacionado a um problema regulatório, onde cada ferramenta é mostrada na prática.

Público-Alvo

Profissionais do setor público que atuam ou gerenciam projetos com desafios e problemas complexos que demandem soluções inovadoras envolvendo o cidadão e diversas partes interessadas. Em especial responsáveis pela gestão do processo regulatório e desenvolvimento da análise de impacto regulatório.

Nossos Diferenciais

O Design Thinking Aplicado à AIR fornece maneiras de avaliar e desenvolver informações e interações durante todo o processo de melhoria regulatória. Ao envolver os agentes afetados, essa metodologia oferece possibilidades: comunicar informações de maneira mais significativa e compreensível, promover o maior desenvolvimento das opções regulatórias e não regulatórias, integração de inovações sociais e tecnológicas, apoiar interações empáticas entre pessoas e colaboração orientada para o impacto regulatório.

O curso do Setec Consulting Group oferece a certificação CTD (Certified Design Thinker) possibilitando o participante a absorver tanto o conteúdo teórico (conceitual) e prático com o estudo de caso. Nossos cursos foram estruturados com base em abordagens andragógicas com exercícios, jogos, atividades e interações que possibilitam a apropriação do conhecimento de forma lúdica e colaborativa.

Clique aqui e assista a um vídeo sobre Design Thinking. 

Programa

– Histórico do Design Thinking.
– Conceitos do Design Thinking.
– Inovação e Criatividade;
– Explosão da Inovação.
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Visão Geral do Processo Regulatório.
– Mapear.
– Objetivos de Longo Prazo;
– Perguntas do Sprint;
– Matriz dentro e fora.
– Fase de Empatia.
– Canvas do ponto de partida;
– Pesquisas;
– Pensamento Abdutivo;
– Círculo Dourado;
– Personas;
– Mapa da Empatia;
– Jornada do Cliente;
– Mapa de atores;
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Fase de Definição.
– Jornada do Cliente;
– Modelo de Kano;
– Entrevista com Especialistas;
– Como podemos;
– 5 por quês;
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Fase de Ideação;
– Soluções antigas;
– Demonstrações relâmpago;
– Dividir o problema;
– Pensamento Convergente x Divergente;
– Brainstorming 5 sentidos;
– Analogias;
– Biomimética;
– Crazy 8’s;
– Museu de arte;
– Mapa de calor;
– Matriz 2×2;
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Fase de Prototipagem.
– Prototipagem;
– MVP;
– Canvas;
– Storytelling;
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Fase de Testes
– Avaliação de Resultados;
– Estudo de Caso (Case Prático).
– Apresentação do Estudo de Caso.

Certificados

Certificado de Participação: Todos os participantes que cumprirem a carga horária de no mínimo 75%.

Certificado de Qualificação: Emitido pelo Setec Consulting Group CDT (Certified Design Thinker) para aqueles que tiverem o protótipo validado ao final do curso.

Pré-Requisito

Possuir vivência ou experiência em projetos, processos, inovação ou qualidade e conhecimento do processo regulatório em serviços públicos.

Duração

O curso tem duração de 16 horas (2 dias).

Informações pelo telefone (11) 5051-3933 ou vendas@setecnet.com.br

Incluso: Material Didático, Certificado Online, e Coffee Break.

Formas de Pagamento: Transferência bancária, Cartão de crédito em 3x sem juros, ou em até 12x (com taxa de 2,99% ao mês)  através do PagSeguro.

Importante: As inscrições podem ser feitas online ou pelo telefone. No momento da inscrição, basta imprimir o boleto, ou pagar via PagSeguro. O vencimento se dá uma semana antes do início do curso. A realização do curso está sujeita a formação de quórum, e a Setec confirmará o curso com até 5 dias úteis de antecedência via e-mail. Em caso de desistência com menos de 5 dias úteis da realização do treinamento, haverá cobrança de multa de 40% do valor da inscrição! Para cancelamentos após o início do treinamento, a Setec informa que não haverá restituição do valor pago.

Observações: Para os cursos com avaliação, a Setec se reserva o direito de informar apenas se o participante foi aprovado ou não aprovado, sem informar as notas. O Certificado é digital e será liberado após a baixa financeira ou da NF.