Coluna Pelo Mundo – Dezembro/2018

De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade.

Agora no Blog, Jeannette traz informações sobre o que está acontecendo no mundo em relação à Qualidade, Gestão Ambiental e Inovação, fala de novidades e destaques que todo gestor precisa saber!

Aplicativo para coleta de lixo reciclável

No ano passado, foi criado um aplicativo de coleta de lixos recicláveis chamado Cataki, que conecta os catadores de lixos aos que desejam descartar corretamente os materiais recicláveis. A plataforma utiliza a localização do usuário para encontrar o catador cadastrado mais próximo, onde poderá combinar horário e local para retirada do material.

Um brasileiro gera, em média, 400kg de lixo por ano. Somente 20kg desse total é reciclado. No Brasil, de 800 mil catadores, apenas 300 estão cadastrados no app.

O aplicativo que já está presente em mais de 30 cidades brasileiras, ganhou o prêmio de inovação do fórum Netexplo, realizado na França, na sede da Unesco, que avaliou 2 mil projetos.

Energia renovável

As fábricas do Grupo BMW em Araquari e Manaus obtiveram certificação I-REC por utilizarem energia derivada de fontes renováveis, o que incentiva a redução de emissões de gás carbônico (um dos responsáveis pela formação do efeito estufa e do aquecimento global).

Em 2017, toda a energia consumida pelas fábricas do Grupo BMW na Europa partiu de fontes renováveis. O grupo pretende que todas as unidades sigam o mesmo exemplo até 2020.

O objetivo é facilitar o cálculo do carbono. Cada REC equivale a 1 megawatt/hora. Essa certificação permite comprovar que a energia utilizada é compensada por uma fonte renovável.

*Fonte

Coleta de Pneus

Quase 460 mil toneladas de pneus inúteis foram coletados por todo Brasil pelos fabricantes nacionais, ultrapassando a meta estipulada pelo Ibama. As fábricas locais criaram a empresa Reciclanip para dar um novo destino para esses pneus inservíveis.

Esta quantidade equivale a 91,6 milhões de pneus para carros de passeio. A região sudeste, que mais se destacou, coletou 56,8% do total.

*Fonte

Premiação de Excelência em Fabricação

Quatro organizações foram reconhecidas pela Associação para Excelência em Fabricação para melhoria contínua, melhores práticas, criatividade e inovação. São elas:

  • FPT Powertrain Technologies, França – Destacada pela forte cultura de liderança e sua busca por tecnologia avançada, incluindo a Indústria 4.0.
  • Fabricação do Goodyear Innovation Center, Ohio – Os avaliadores notaram o sistema de relatórios de segurança, um sistema de ciclo fechado e uma boa prática da Goodyear que se concentra na identificação de erros e na análise de eventos.
  • Iveco, Espanha – Elogiada pelo sistema robusto de sugestões de melhoria, por sua participação em toda a instalação e suas ferramentas de instrução de trabalho, que incluem recursos visuais e instruções de montagem em tempo real no ponto de uso.
  • Littelfuse, Filipinas – Destaque para a forte cultura de respeito pelo indivíduo e sua execução criativa, imediata e responsável do ciclo diário de melhoria contínua (definir, medir, analisar, melhorar e controlar).

Para mais informações: www.ame.org/excellence-awards

Nova Revista Lean & Six Sigma

A ASQ está lançando uma publicação reprojetada e redesenhada este mês: Lean & Six Sigma Review.

Anteriormente conhecida como Six Sigma Forum Magazine, a revista atualizada apresenta estudos de caso detalhados, além de novos departamentos e colunas, como:

  • Ganhos Rápidos – Notícias sobre lean, Six Sigma e qualidade.
    • Pergunte a um belt – Perguntas dos leitores abordadas pelos principais especialistas.
    • Porcas e parafusos – uma cartilha sobre ferramenta, conceito ou método Six Sigma ou Lean.
    • 5 Porquês – Um perfil de alguém que está fazendo a diferença.

A publicação será trimestral. Acesse a edição aberta: asq.org/pub/sixsigma

Pesquisa de satisfação nos Estados Unidos

De acordo com um relatório da Americam Customer Satisfaction de 2018 sobre Eletrodomésticos e Eletrônicos, em escala de 0 a 100 de satisfação, em relação aos computadores pessoais (desktops, laptops e tablets), os consumidores mantiveram sua nota em 77.

O que mais ajudou a manter esse número, foi a satisfação de clientes pelos desktops, que cresceu 4%, chegando a 83 pontos.

Para mais informações sobre a pesquisa: https://tinyurl.com/customer-sat-PCs.

Geração do milênio

Segundo algumas estimativas, a geração Y (também chamada de geração do milênio) são o maior grupo de trabalhadores. Isso significa que eles serão o maior grupo em seu local de trabalho. Para manter o sucesso, as organizações e seus gerentes devem tomar medidas para entender essa geração e aprender o que os impulsiona. Veja o top 3 abaixo:

  1. Qualidade – O foco na qualidade do cliente e a qualidade do trabalho que uma organização oferece é o principal impulsionador da disposição desta geração.
  2. Aprendizado – Para ajudar essa geração a maximizar todo o seu potencial, os líderes devem criar um ambiente de aprendizado.
  3. Sentir-se valorizado – Saber que o trabalho que você faz realmente importa é um grande incentivo.

Para mais informações, clique aqui.

VW vende veículos de teste na Europa e EUA

Segundo a imprensa alemã, a VW vendeu 6.700 veículos de teste, como se fossem carros usados, a consumidores da Europa e EUA. 4 mil foram comercializados entre 2016 e 2018.

De acordo com a VW, a falha não afeta modelos de outras marcas do grupo, apenas da Volkswagen. Um carro “pré-série”, ou de pré produção, é um veículo de teste, que serve para calibragem da linha de fabricação.

As autoridades alemãs estão estudando o caso para entender se a montadora será processada e/ou multada pelo acontecido.

Mais informações, clique aqui.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário