Gestão Estratégica e Empresarial

Coluna Um passo à frente – Outubro/2019

Coluna Um passo à frente – Outubro/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Coluna Um passo à frente – Setembro/2019

Coluna Um passo à frente – Setembro/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Por que metas Moonshot são essenciais para sua organização?

Por que metas Moonshot são essenciais para sua organização? Google Imagens Em 1962, durante um discurso na Rice University, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, capturou a imaginação do mundo proclamando que: “Esta nação deveria comprometer-se a atingir esse objetivo antes da década acabar: pousar um homem na lua e devolvê-lo seguramente à Terra.…

Organizações caórdicas – Caos e Ordem promovendo a inovação

Artigo – Organizações caórdicas – Caos e Ordem promovendo a inovação Imagem: Google O modelo caórdico é uma forma de entender sistemas, seja um ser vivo, os seres humanos ou uma estrutura social (empresa, comunidade ou sociedade). É também uma forma de entendimento de como o caos e a ordem influenciam os acontecimentos e os resultados. O…

A importância de metodologias ágeis para a Indústria 4.0

A importância de metodologias ágeis para a Indústria 4.0 As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial (Indústria 4.0) terá um impacto mais…

Inovação é Fagocitose

Inovação é Fagocitose “Nunca duvide que um pequeno grupo pensativo de cidadãos comprometidos podem mudar o mundo. De fato, são os únicos que já o mudaram”- Margaret Mead Esta famosa citação pode parecer mera arrogância ou, como no meu caso, gerar otimismo sobre a possibilidade de mudarmos o mundo para melhor. Parece implausível, mas muitas…

O desafio de integração das áreas de projetos nas organizações

O desafio de integração das áreas de projetos nas organizações Em empresas cada vez mais organizadas por projetos, com maior achatamento de sua estrutura organizacional e com temas transacionais que envolvem diversas áreas, temos vivenciado mais desafios na integração de todas suas iniciativas. Isso se desdobra na latente inexistência de um portfolio único, na concorrência…

O que a NOSSA, cerveja lançamento da Ambev nos ensina sobre estratégia e eficiência operacional.

O que a NOSSA, cerveja lançamento da Ambev nos ensina sobre estratégia e eficiência operacional. A cervejaria Ambev está de olho nos consumidores de menor renda. Dona de marcas como Skol, Brahma e Stella Artois, e de quase 70% do mercado nacional, a companhia não tinha atuação relevante no mercado de cervejas mais baratas. Agora lança…

Nem toda grande empresa deveria agir como uma Startup

Nem toda grande empresa deveria agir como uma Startup É fácil imaginarmos que as empresas com maior maturidade digital (ou até mesmo que nasceram digitais) são aquelas com maior propensão à inovação por serem mais experimentais. Por serem mais digitais, possuem infraestrutura ágil, maior disponibilidade de dados e estrutura organizacional orientada a projetos. Ou seja,…

Se a estratégia é tão importante, por que não temos tempo para isso?

Se a estratégia é tão importante, por que não temos tempo para isso? A grande maioria dos líderes e gestores gostariam de ter mais tempo para o pensamento estratégico. Em uma pesquisa publicada na Harvard Business Review (ver aqui) com 10 mil líderes seniores, 97% afirmaram que pensar se forma estratégica era o comportamento de…