Desenvolvimento Humano e Organizacional

Gestão de mudanças: entenda o impacto do RH na condução das transformações na cultura corporativa

Gestão de mudanças: entenda o impacto do RH na condução das transformações na cultura corporativa Diante de um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, é natural a necessidade de se ajustar rapidamente às mudanças e tendências. Novas tecnologias, globalização, mercado competitivo, instabilidade econômica e uma série de outros fatores exigem das empresas uma nova…

Conheça o impacto de atividades inovadoras de team building

Conheça o impacto de atividades inovadoras de team building Líderes querem contar com equipes integradas e colaboradores engajados. Saiba como atingir esse objetivo com atividades de team building Cada vez mais as empresas estão investindo em atividades de team building para aumentar o espírito de equipe e de colaboração entre os funcionários. Uma plataforma online…

Afinal de contas, o que é senso de propósito e por quê é um motivador no ambiente de trabalho?

Afinal de contas, o que é senso de propósito e por quê é um motivador no ambiente de trabalho? “O melhor uso do dinheiro como motivador é pagar às pessoas o suficiente para tirar a questão do dinheiro da mesa: pagar às pessoas o suficiente para que elas não pensem em dinheiro e estejam pensando…

4 mentiras que te contaram sobre Planejamento Estratégico

4 mentiras que te contaram sobre Planejamento Estratégico Dizem que mentiras repetidas mil vezes se tornam verdades. Alguns temas, infelizmente, são tão batidos e reforçados que deixam, inclusive, de serem questionados ou reavaliados adequadamente. No que tange o ambiente corporativo viram até mantras dos executivos e são desdobrados nas mais diversas áreas da organização, impedindo…

Se empatia é preciso, viajar é preciso

Se empatia é preciso, viajar é preciso Não há frase mais batida e verdadeira, em qualquer uma de suas variantes, que reforça o quanto viajar é a melhor forma de gastar seu dinheiro. Para muitos, inclusive, tido como o melhor dos investimentos. Viajar é uma das melhores formas de desenvolver o omoiyari, senso de empatia. Se…

Dois perfis de procrastinadores nas organizações: Hipo-Go e Hiper-Go

Dois perfis de procrastinadores nas organizações: Hipo-Go e Hiper-Go Imagem: Google É natural pensarmos que somos medidos e avaliados (intrínseca e extrinsecamente) por nossas entregas e nossas conquistas. Porém, apesar da nossa medida primária de sucesso estar associada ao fim, quando estamos em meio às atividades em desenvolvimento, criamos um sensação de conforto que justifica…

O que aprendi sobre motivação analisando cachorros, tribos e agentes de transformação

O que aprendi sobre motivação analisando cachorros, tribos e agentes de transformação. Com a consolidação da melhoria contínua como filosofia em diversas empresas, cada vez mais procuramos sair de nossas rotinas e processos em busca de transformações para organização. Nessa busca, sempre que precisamos mobilizar os agentes de transformação e os grupos multifuncionais atuantes em…

O que aprendi com meu afilhado de dois anos sobre Gestão de Pessoas

O que aprendi com meu afilhado de dois anos sobre Gestão de Pessoas   Cena comum para alguns de nós: final de ano com amigos e familiares no interior para alguns dias de descanso. De diferente, a presença do meu afilhado de quase dois anos, uma criança muito querida e amada que tive a chance…

Como desenvolver seu time com uma mentalidade empreendedora

Como desenvolver seu time com uma mentalidade empreendedora   Tenho a honra de liderar e trabalhar com uma pequena equipe de profissionais fantásticos e neles percebo uma característica que poderia ser um mero reflexo do nosso ambiente de trabalho extremamente competitivo, mas não só. Essa equipe de alta performance possui, além das capacidade técnicas e…

O RH precisa se reinventar para cuidar da Experiência do Cliente (Interno)

O RH precisa se reinventar para cuidar da Experiência do Cliente (Interno) A revolução tecnológica e a necessidade de transformar a organização em um ecossistema ágil e inovador capaz de conectar todas as suas áreas de inteligência colocou em discussão o papel dos departamento de Recursos Humanos. O RH não deve evoluir, mas sim mudar…