Gestão da Qualidade

Auditoria

As auditorias internas são de grande importância na manutenção de sistemas de gestão em geral, pois além de monitorar o andamento do sistema, servem também como indicadores, que medem o quanto o sistema esta melhorando e atendendo seus objetivos. Mas, para garantir seu real funcionamento, alguns pontos devem ser observados.

Primeiramente, as auditorias devem ser processos imparciais e não podem ser afetadas pela amizade ou convivência com o auditado.

Outro ponto necessário a se observar é que a auditoria deve ser executada sem interrupções e respeitando o planejamento, pois senão pode comprometer a apuração dos fatos observados.

Além disso, um profissional experiente é capaz de estruturar o plano de auditoria e analisar os fatos apresentados com muito mais propriedade, gerando assim uma maior confiança no resultado.

Para atender todos estes requisitos é necessário capacitar funcionários e disponibilizar dias que poderiam ser utilizados na sua real função. Por esses motivos a terceirização da auditoria interna gera não só uma redução de custos, mas também uma maior profissionalização deste processo.

Veja abaixo as Auditorias que a Setec realiza na área de Gestão da Qualidade:

Auditoria