Sistema de Gestão

 

A Revisão das Normas Regulamentadoras e seu Impacto nos Sistemas de Gestão

A Revisão das Normas Regulamentadoras e seu Impacto nos Sistemas de Gestão Para a manutenção ou implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) conforme a norma ISO 45001:2018 é necessário se atentar à identificação e atendimento dos requisitos legais, conforme disposto no item 6.1.3 (Determinação de requisitos legais e outros…

Interface dos Sistemas de Gestão com a Gestão Estratégica da minha organização

Interface dos Sistemas de Gestão com a Gestão Estratégica da minha organização De fato, o que mais presenciamos nas organizações de uma forma geral é a desconexão entre as estratégias da companhia e a condução dos Sistemas de Gestão. Normalmente os Sistemas de Gestão, seja de Qualidade, Ambiental ou de Segurança Ocupacional são conduzidos de…

Por que o treinamento in company é importante na indústria automobilística

Por que o treinamento in company é importante na indústria automobilística A indústria automobilística possui equipamentos cada vez mais avançados, o que, se por um lado é positivo, por outro faz com que cada vez seja mais difícil contar com colaboradores qualificados para esse novo cenário. Por conta desse desafio, o treinamento in company tem sido fundamental…

5 Passos para Realização de Auditorias Internas Remotas

5 Passos para Realização de Auditorias Internas Remotas Porque optar pela auditoria interna remota? A partir da chegada do Coronavírus, as empresas passaram a adotar diversas medidas sanitárias, incluindo o distanciamento social. Com isso os organismos certificadores adotaram dois critérios principais em relação as auditorias de terceira parte para as normas ISO 9001, 14001 e…

HACCP: como implementar na gestão da indústria de alimentos

HACCP: como implementar na gestão da indústria de alimentos Nenhum fabricante do setor de alimentos quer ofertar produtos que possam ser responsáveis ​​por problemas de saúde aos consumidores. Não apenas pela possibilidade de colocá-los em risco, mas também porque a falha em garantir a produção e distribuição de um produto alimentar seguro certamente terá consequências…

Cinco dicas para escolher uma consultoria na indústria automotiva

Cinco dicas para escolher uma consultoria na indústria automotiva Nos últimos anos, a indústria automotiva vem enfrentando crescente pressão de novos concorrentes, oscilação dos preços das matérias-primas e rígidas regulamentações do mercado – enquanto as expectativas dos clientes mudam rápido. O mercado atual dá muito mais atenção à aspectos como custo-benefício e consumo de combustível,…

Plano de controle: entenda a importância de aprimorá-lo

Plano de controle: entenda a importância de aprimorá-lo Um plano de controle é um documento ativo que descreve os métodos adotados para o controle de qualidade de insumos críticos para fornecer resultados que atendam aos requisitos do cliente. Ele também fornece uma descrição escrita das medições, inspeções e verificações implementadas para controlar as peças e…

Adiamento das transições de certificações ISO 45001 e ISO/IEC 17025

Adiamento das transições de certificações ISO 45001 e ISO/IEC 17025 Em função da pandemia do COVID-19, que tem trazido imensuráveis consequências econômicas e, principalmente, em termos de perdas de vidas humanas, os organismos responsáveis pela acreditação de organismos certificadores e até a própria ISO mostraram-se sensíveis à excepcionalidade dos tempos que temos vivido. Como todo…

CQI-9 (4ª Edição) – Processo Especial: Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico

CQI-9 (4ª Edição) – Processo Especial: Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico Agora, em junho de 2020, tivemos a nova publicação do AIAG (Automotive Industry Action Group) da nova revisão do CQI-9 – Special Process: Heat Treat System Assessment, em sua 4ª edição, substituindo a 3ª edição de 2011. Seguindo a tendência recente de revisões…

Quais são as principais tendências em gestão da cadeia de suprimentos

Quais são as principais tendências em gestão da cadeia de suprimentos A evolução da tecnologia em muitas indústrias está mudando todos os aspectos de nossas vidas, buscando constantemente tornar processos mais rápidos e mais eficientes. Os avanços tecnológicos no setor de logística e na cadeia de suprimentos não ficaram para trás nessa corrida e, nos…

IATF 16949:2016 – Entenda a importância da norma para a indústria automotiva

IATF 16949:2016 – Entenda a importância da norma para a indústria automotiva Quem é o IATF? A International Automotive Task Force (IATF), grupo de fabricantes de automóveis e suas respectivas associações comerciais, foi formada para implantar melhores práticas de qualidade dos produtos entregues aos clientes em todo o mundo. Em 3 de outubro de 2016,…

O que você precisa saber sobre as novas versões dos cursos de CQI-11 e CQI-15

O que você precisa saber sobre as novas versões dos cursos de CQI-11 e CQI-15 No final de 2019, duas importantes normas da AIAG (Automotive Industry Action Group), a CQI-11 e a CQI-15, foram atualizadas e incluídas nos cursos desenvolvidos pelo Setec Consulting Group. A norma CQI-11 (Continuous Quality Improvement) aponta os requisitos que a…

Saiba como obter mais sustentabilidade e eficiência na gestão de fornecedores

Saiba como obter mais sustentabilidade e eficiência na gestão de fornecedores Atualmente, empresas de todos os portes procuram desenvolver uma eficiente estratégia de gestão de fornecedores como uma forma de alavancar a sustentabilidade em sua cadeia de valor. Para aumentar a lucratividade e a eficiência, essas empresas estão adotando uma abordagem controlada e sistemática para…

Conheça os principais desafios na gestão de qualidade dos fornecedores

Conheça os principais desafios na gestão de qualidade dos fornecedores Implementar um programa de gestão de qualidade dos fornecedores é um desafio para empresas de todos os portes. E, quanto maior for a empresa, maior será o desafio, já que o número de fornecedores que fazem parte da cadeia produtiva pode chegar a milhares e…

Monitoramento de fornecedores: entenda sua importância para garantir a qualidade

Monitoramento de fornecedores: entenda sua importância para garantir a qualidade A correta gestão da cadeia de suprimentos e o constante monitoramento de fornecedores são fundamentais para garantir desde a entrega no prazo do produto até a sua qualidade final, otimizando todo o fluxo produtivo e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Mas será que os seus…

Coluna Um passo à frente – Julho/2019

Coluna Um passo à frente – Julho/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Coluna Um passo à frente – Junho/2019

Coluna Um passo à frente – Junho/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Coluna Um passo à frente – Maio/2019

Coluna Um passo à frente – Maio/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Coluna Um passo à frente – Abril/2019

Coluna Um passo à frente – Abril/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

Novidades sobre o AIAG e VDA FMEA 1ª Edição

Novidades sobre o AIAG e VDA FMEA 1ª Edição Logo após a publicação conjunta, em 19 de Setembro de 2017, do draft da nova versão do Manual do FMEA, pela AIAG (Automotive International Action Group) e pelo VDA (Verband der Automobilindustrie), escrevemos um artigo para destacar as principais mudanças contidas na nova versão. Clique aqui…

Coluna Um passo à frente – Março/2019

Coluna Um passo à frente – Março/2019 De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo” na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade. Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente”, Jeannette traz informações sobre o que…

O que esperar do novo MMOG/LE V5?

O que esperar do novo MMOG/LE V5? Neste artigo irei abordar as mudanças que estão ocorrendo no MMOG/LE. Atualmente o MMOG/LE está na 4ª edição e segundo apresentado informações da AIAG e ODETTE no primeiro trimestre de 2019 será lançada a 5ª edição. Então resolvi abordar este tema com o título, O que virá no…

Mais Agilidade à Excelência Operacional através do Kaizen Sprint®

Mais Agilidade à Excelência Operacional através do Kaizen Sprint® Desde o crescimento do movimento corporativo à cerca da Agilidade, temos recebido uma série de questionamentos de como podemos integrar os Métodos Ágeis à Excelência Operacional e especialmente à abordagem Lean Seis Sigma. Vale lembrar que os Métodos Ágeis são uma alternativa à gestão tradicional de projetos, e nasceram nos…

Artigo – FMEA 5ª Edição: Harmonização da AIAG com VDA

FMEA 5ª Edição: Harmonização da AIAG com VDA Em 19 de setembro de 2017 o AIAG (Automotive International Action Group) liberou material referente a um workshop de harmonização entre as suas abordagens e as do VDA (Verband der Automobilindustrie) frente ao FMEA. Com base nesse material é possível destacarmos mudanças importantes frente à edição atual…

7 coisas que você precisa saber sobre as mudanças da IATF 16949:2016

7 coisas que você precisa saber sobre as mudanças da IATF 16949:2016 Com a publicação da IATF 16949 no dia primeiro de outubro de 2016 e as Regras para Certificação em primeiro de Novembro de 2016 foi dada a largada para que as empresas façam a transição dos seus sistemas de gestão. O momento agora…

O uso do FMEA nos Processos Logísticos

O uso do FMEA nos Processos Logísticos Neste artigo vou abordar um assunto que está em alta na indústria de um modo geral. A análise de risco agora é uma necessidade real expressa nas normas de gestão ISO 9001 e IATF 16949, porém já era uma abordagem mandatória no MMOG/LE V4 – Global Materials Management…

Rota 2030: O “novo” Inovar-Auto

Rota 2030: O “novo” Inovar-Auto Criado em 2012 pelo advento da Lei nº 12.715/2012 e iniciado no ano subsequente, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) possuía como objetivo principal apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo, além de garantir maior segurança aos passageiros de automóveis…

Nova norma para composto polimérico para assentamento de alvenaria

Nova norma para composto polimérico para assentamento de alvenaria Agora é possível avaliar de forma mais objetiva a qualidade dos compostos poliméricos para assentamento, já que foram publicadas as normas para as chamadas “Argamassa Poliméricas”. Foram publicadas em 27/03/2017 as normas ABNT NBR 16590, partes 1 e 2, que tratam do Composto Polimérico para Assentamento…

Esse é o ano da IATF 16949: sua organização está preparada?

Esse é o ano da IATF 16949: sua organização está preparada? Com a publicação da IATF 16949 no dia primeiro de outubro de 2016 e as Regras para Certificação em primeiro de Novembro de 2016 foi dada a largada para que as empresas façam a transição dos seus sistemas de gestão. O momento agora é…

Esse é o ano da IATF 16949: sua organização está preparada?

Esse é o ano da IATF 16949: sua organização está preparada? Com a publicação da IATF 16949 no dia primeiro de outubro de 2016 e as Regras para Certificação em primeiro de Novembro de 2016 foi dada a largada para que as empresas façam a transição dos seus sistemas de gestão. O momento agora é…

IATF 16949

IATF 16949 Neste artigo vou tratar de um assunto que tem despertado um grande interesse na cadeia automotiva nos últimos 2 meses: a publicação da IATF 16949:2016, que substitui a atual ISO/TS 16949:2009. O objetivo é compartilhar informações importantes e sensibilizar os profissionais da área da gestão da qualidade automotiva que o momento é de…

Projetos de Capacitação na Cadeia Automotiva

Projetos de Capacitação na Cadeia Automotiva A partir de 1990 se acirrou a competitividade entre as montadoras de veículos no Brasil devido a abertura de mercado para novos competidores, determinando o fim de uma situação de estagnação e protecionismo que havia consolidado um mercado dominado e dividido entre quatro das grandes montadoras globais (Ford, Volkswagen,…

GD&T: Por quê?

GD&T: Por quê? A ferramenta para desenvolvimento e interpretação de dimensionamento geométrico e tolerâncias está prestes a completar 70 anos de existência. Afinal de contas, GD&T, por quê? Se você se impressionou com a idade que essa ferramenta possui, não se assuste! A primeira grande preocupação que surge é: estou completamente desatualizado de uma ferramenta para…

Desempenho na Construção Civil NBR 15.575:2013

Desempenho na Construção Civil NBR 15.575:2013 Image of engineering objects on workplace top view.Construction concept. Engineering tools.Vintage tone retro filter effect,soft focus(selective focus)Nova norma de desempenho revisada e publicada oficialmente em 2013 promete estabelecer os critérios para avaliação de desempenho em habitações e é um avanço para a construção civil. A primeira versão da norma,…

Fabio Feldmann

Programa Eldorado Gestão Convidado: Fabio Feldmann Tema: Políticas para O Meio Ambiente O programa aborda as principais iniciativas para melhorar a gestão verde nas organizações [audio src="https://www.setecnet.com.br/includes/podcasts/03_Fabio_Feldman.mp3" /]