Frase do mês:

"As duas coisas mais importantes não aparecem no balanço de uma empresa: sua reputação e seus homens”.
Henry Ford, fundador da Ford Motor Co. e primeiro empresário a implementar a linha de montagem.
Selo da sociobiodiversidade
No final de março foi anunciada a elaboração de um selo para produtos da sociobiodiversidade, que deverá ficar pronto em 2010.
O selo tem o objetivo de aumentar o diálogo entre extrativistas e o setor empresarial e vai garantir que os produtos seguiram critérios ambientais e sociais. Ele é parte das metas para 2010 do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade – PNPSB.
O PNPSB foi criado para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Ele garante alternativas de geração de renda para as comunidades rurais através do acesso às políticas de crédito, assistência técnica, extensão rural, comercialização e à Política de Garantia de Preços Mínimos, que busca a sustentação de preços de alguns produtos extrativistas como a castanha, a amêndoa de babaçu, a borracha natural, o fruto do açaí, do pequi, a cera da carnaúba e a fibra da piaçava.
Vamos acompanhar!
Datas históricas da qualidade
Em 20 de março de 1856 nasceu Frederick Winslow Taylor, considerado um dos primeiros consultores de gestão e pai da gestão científica.
Através de seu trabalho mais significativo, “Os Princípios da Gestão Científica” (The Principles Of Scientific Management), a liderança das empresas saberia sobre cada cargo e suas funções tanto quanto os próprios trabalhadores, resultando no completo entendimento do esforço que cada trabalhador coloca em seu trabalho.
Os trabalhadores e os sindicatos não concordavam com a gestão científica por ela levar à investigação metodológica de cada cargo. Os trabalhadores temiam que se a produtividade aumentasse, muitos acabariam perdendo seus empregos. Taylor alegou que mercadorias mais baratas trariam mais compradores, e, como consequência, mais, e não menos empregos.
Sua abordagem levou a um notável aumento na produtividade, mas também teve desvantagens significativas: a nova ênfase na produtividade teve efeito negativo na qualidade. Para solucionar esse declínio na qualidade, gestores das fábricas criaram departamentos de inspeção para evitar que produtos defeituosos chegassem ao mercado.
Pesquisa: grande número de fabricantes americanos saem ilesos da recessão
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Advanced Technology Services, um em cada quatro fabricantes americanos não foi impactado pela recessão. Os resultados indicaram que 29% das empresas com mais de 1000 funcionários relataram não terem sofrido impacto algum com a crise.
A pesquisa também indicou que 19% das empresas entrevistadas alegaram que a desaceleração econômica teve um grande impacto em suas atividades.
Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse www.advancedtech.com.
Nova norma de segurança alimentar
A ISO/TS 22002-1:2009, Prerequisite programmes on food safety – Part 1: Food manufacturing, fornece aos fabricantes de alimentos uma nova maneira de controlar o riscos à segurança alimentar.
Ela determina requisitos para programas necessários à produção de produtos alimentícios seguros, e vem para dar base à ISO 22000:2005, que estipula requisitos para o sistema de gestão da segurança alimentar.
Para mais detalhes acesse www.iso.org.
Blogrige e Baldrige
A liderança e colaboradores do Baldrige National Quality Program lançaram o Blogrige, um novo blog para comentários e observações sobre o prêmio Malcolm Baldrige da Qualidade.
Visite em http://nist.typepad.com/baldrige_program.
Pesquisas Rápidas
No site da revista americana Quality Progress (www.qualityprogress.com), os leitores podem responder a uma pequena pesquisa todo mês. Confira os resultados da última enquete:
Qual grupo se beneficiaria mais com a aplicação da Qualidade aos serviços prestados ao cliente?
- Serviços governamentais: 45,9%%
- Companhias aéreas: 35,3%
- Serviços de alimentação: 9,4%
- Reparação de automóveis: 9,4%
Empresas e funcionários são beneficiários diretos da ISO 9001
De acordo com um estudo recente feito por doutores da Universidade da Califórnia, de Berkeley e de Harvard, todas americanas, as empresas que adotam a ISO 9001 têm mais probabilidade de se manter nos negócios e acabam vivenciando crescimento de vendas mais rápido do que aquelas que não buscam obter a certificação.
As empresas que adotam a ISO 9001 também parecem aumentar suas bases de funcionários, folhas de pagamentos e ganhos médios anuais com muito mais rapidez do que as empresas que não a adotam. Dessa maneira, os funcionários de empresas ISO 9001 acabam obtendo benefícios indiretos com a certificação.
Mais informações sobre o estudo estão disponíveis em http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1237730.
Mesmo com mais veículos, emissão de CO cai
Segundo dados do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, anunciados no final de março, o nível de monóxido de carbono caiu nos últimos 18 anos no Brasil, apesar do aumento da frota de veículos.
Em 1992 foram registradas 5,5 milhões de toneladas, e em 2009 a emissão ficou entre 1,5 e 2 milhões de toneladas de CO, e passou a cair a partir de 1992 devido às regras que estabelecem limites de emissões de gases poluentes por veículos de passeio do Proconve (Programa de Controle da Poluição por Veículos).
Todos os automóveis novos têm que atender essas normas, caso contrário eles não recebem licença do Ibama e não têm autorização para sair da fábrica.
Uma boa notícia!
Carros elétricos X biocombustíveis
O incentivo à fabricação de novos modelos, a alta do preço do petróleo e a crise do setor automotivo fazem dos carros elétricos uma opção mais realista para o consumidor, mas a atenção que estão chamando incomoda algumas empresas no setor de biocombustíveis, cuja ascensão foi prejudicada pelo excesso de produção em 2007, concordatas de algumas montadoras e perda de popularidade.
A incerteza está mais do que presente no mercado mundial de automóveis e combustíveis, que movimenta cerca de US$ 6 trilhões ao ano, e o único ponto com o qual todos concordam é que o número de automóveis fabricados deve continuar em crescendo, e em 2050 pode atingir a marca dos 2 bilhões produzidos em todo mundo.
Carro mais popular da China não pode mais ser comercializado
O Maruti 800, carro mais popular da China e utilizado por muitos taxistas, deixou de ser comercializado nas grandes cidades do país depois que as novas regras de emissões de poluentes que entraram em vigor em abril. Até o final do ano, o veículo pode continuar a ser vendido nas cidades menores.
Apesar de sucesso de vendas desde seu lançamento, em 1983, o modelo, produzido pela japonesa Suzuki e a chinesa Maruti, não atende as novas regras ambientais e o custo para adaptá-lo a nova legislação seria muito alto, fazendo com a decisão da sua retirada do mercado chinês fosse tomada.
|